domingo, 27 de junho de 2010

ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS


Adaptação de Materiais:


As adaptações de materiais que propomos para dar um subsídio aos educadores, pois visamos que estes materiais são de suma importância para desenvolvimento das crianças com necessidades educacionais especiais, e capacitar para interagir com grupo (sala de aula). Portanto a estrutura física e pedagógica que elas necessitam para se sentirem de fato incluídas no ambiente escolar e que, dessa forma, possam usufruir de todos os benefícios que a escola pode oferecer.


O professor em sala de aula, tem na sua turma um aluno Dv (Deficiente Visual), naquele dia irá trabalhar matemática: Numerais e Quantidades. O educador produzirá os materiais, com o conteúdo do dia para incluir está criança.
Vejamos uma adaptação de materiais:

DOMINÓ DE QUANTIDADES E NUMERAIS EM RELEVO


Permite o desenvolvimento da discriminação visual e discriminação tátil. Auxilia no desenvolvimento da relação entre quantidade e numeral. Dominó confeccionado em madeira com aplicação de material emborrachado (EvA).










Vejamos outro material, que possibilita a criança com necessidades educacionais especiais em sala de aula, interagir na disciplina de Ciências, trabalhando parte do corpo, enfim este material da para se trabalhar em outros conteúdos.



VAMOS VESTIR A BONECA?


Possibilita a discriminação parte/todo. Pelo fato do material possuir um imã na parte detrás permite ao aluno acometido por deficiência física, como paralisia cerebral, do tipo espástica ou atetóide, um melhor manuseio. A boneca é confeccionada com lâmina de latão e revestida com papelão plastificado. As peças de roupas possuem imãs. As peças são manuseadas sobre uma placa de latão revestida com papel contact colorido.





Se você quiser saber sobre mais Adaptações de Materiais clique aqui






















TECNOLOGIA ASSISTIVA


O papel Social da Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva,tem sido realizada para propocionar e ampliar as habilidades funcionais de pessoas com necessidades especiais.Buscando a reabilitação dos mesmos,pois a Tecnologia assistiva se ultilizar de recursos que facilitam a acessibildade, mobilidade,auxilios visuais e de audição,além de protéses entre outros materiais disponiveis.Visando assim, uma melhor qualidade de vida, o maximo de independencia e a inclusão social.
E a escola pode fazer uso da Tecnologia Assistiva,favorecendo a todos os alunos com necessidades educacionais especiais,na adaptação e integração de todos na sala de aula e nas demais dependências da instituição escolar.

Para saber mais clique aqui.
http://grupo4deftec.blogspot.com/

http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/6c1daaf9-9b82-41bb-987e-e7fc00bb39a7/Default.aspx


Tecnologia Assistiva como Instrumento de Acessibilidade de Inclusão Social.

Compartilhe conosco suas ideias sobre o assunto!!!
Sugestões para as Escolas!!!

Deixe seu comentário!!!
Participe...














sexta-feira, 25 de junho de 2010

INCLUSÃO





Inclusão não é só inserir, mas propiciar a integração em todas as esferas sociais!!!




" Segundo, Maria Teresa Eglér Mantoan, inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e assim, ter o previlégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas sem exceção.

Costumo dizer que estar junto e se aglomerar no cinema,no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já a inclusão é estar com, e interagir com outro."
Quando há um professor na escola,que está disposto em abrir a porta, para o novo aprendizado tudo fica radiante!!!!